Reino Unido sofre com crise de abastecimento após Brexit

Saída da União Europeia causou impactos em setores como produção agrícola, turismo e transporte

BandNews FM

O Reino Unido passa por uma de suas maiores crises de abastecimento e oferta de produtos no século. Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Reino Unido passa por uma de suas maiores crises de abastecimento e oferta de produtos no século.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Reino Unido passa por uma de suas maiores crises de abastecimento e oferta de produtos no século.

Com a economia afetada pela saída da União Europeia e pela pandemia da Covid-19, o país sofre com falta de mão de obra em diversos setores como hotelaria, transportes e na produção agrícola.

A brasileira Carla Viviane Paulino, professora de história que mora em Londres, diz que muitos estrangeiros da área de transportes já não querem trabalhar por lá por causa das regras mais rígidas de entrada

Depois de um referendo histórico realizado em 2016, o Reino Unido optou por sair da União Europeia em um processo conhecido como Brexit, que foi finalizado em 2020.

O professor de Relações Internacionais da USP e especialista em política externa e integração regional na Europa, Kai Lehmann, afirma que o momento do Reino Unido poderia ter sido evitado se o acordo para a saída não fosse tão rígido. 

Questionado se a situação do Reino Unido estaria mais relacionada com a pandemia do que com o acordo do Brexit, Kai Lehmann disse que toda a Europa sofreu com a crise sanitária, mas que o momento britânico se agravou pela saída da União Europeia.

Na avaliação de Lehmann, uma volta para a União Europeia está descartada enquanto o governo Boris Johnson estiver no poder.

Confira a matéria completa do repórter Daniel Gateno: