Reino Unido: Piora no sistema de saúde pública pode impactar eleições gerais

Fila de quase oito milhões de pessoas para serem atendidas causa piora na avaliação do Partido Conservador; Trabalhistas lideram pesquisas para pleito do próximo ano

Da Redação com Felipe Kieling

Com poucos meses para a chegada das eleições gerais no Reino Unido, prevista para ocorrer em 2024, o partido Conservador entende que deverá atuar para melhorar o sistema público de saúde caso queira permanecer no poder.

Isso porque, atualmente, quase oito milhões de pessoas encontram-se na fila de espera por um atendimento no sistema de saúde gratuito britânico, o National Health Service (NHS).

Pesquisas indicam que a preocupação com a saúde pública é a segunda maior prioridade para a população, atrás apenas da economia.  

Atualmente, é preciso realizar um pagamento de uma taxa anual para que seu acesso seja liberado ao longo dos próximos 12 meses no NHS.

Ainda na esteira dos levantamentos, o partido Trabalhista - principal oposição ao atual governo conservador de Rishi Sunak - atualmente ocupa a preferência do eleitorado para governar o Reino Unido a partir do próximo ano.

Por lei, as eleições deverão acontecer até janeiro de 2025, mas há a expectativa de que o primeiro-ministro Sunak antecipe a convocação e chame os eleitores às urnas durante o segundo semestre de 2024.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.