O Reino Unido anunciou, neste domingo (24), o envio de um navio de guerra para a Guiana, uma ex-colônia que enfrenta reivindicações da Venezuela sobre o território de Essequibo, rico em petróleo.
A decisão foi tomada depois de uma visita do secretário de Relações Exteriores britânico à Guiana. no início deste mês, com o objetivo de oferecer apoio ao país sul-americano.
O navio deve ser enviado logo após o Natal e participará de manobras militares, sinalizando apoio de Londres a Georgetown.
A região de Essequibo, que corresponde a 70% da Guiana, já foi assunto de discussões internacionais e, desde 2015, voltou ao radar da Venezuela por causa da riqueza em petróleo.
Nos últimos anos, não houve acordo sobre o conflito, e as tensões se expandiram recentemente devido a um referendo realizado pelo ditador venezuelano Nicolás Maduro no começo de dezembro. No pleito, 95% dos eleitores que foram às urnas votaram a favor das intensões do governo. Maduro já assinou seis decretos para recuperar Essequibo.