Reino Unido amplia multas para quem contratar ou abrigar imigrante ilegal

Governo britânico endurece combate à imigração irregular; medida pode afetar brasileiros na região

Da Redação com Felipe Kieling

Fila em Londres para se despedir da Rainha Elizabeth II
Picture by Lauren Hurley/DCMS

O governo do Reino Unido anunciou um aumento nos valores das multas para aqueles que contratarem mão de obra proveniente de imigração ilegal ou que abrigarem um cidadão estrangeiro de maneira irregular.

A medida pode afetar brasileiros que moram na região e que não regularizaram sua situação migratória em solo britânico.  

Para aqueles que contratam trabalhadores de maneira irregular e que não estão com o visto em dia, as empresas serão multadas 60 mil libras - ou R$ 373 mil - para cada trabalhador ilegal.

Entre aqueles que acomodam um imigrante, também há a possibilidade de serem multados. A punição será uma cobrança de 5 mil libras - ou R$ 30 mil - para cada imigrante ilegal.  

O governo britânico prometeu que irá, ainda, ampliar o número de profissionais que realizam a fiscalização para que haja um controle maior sobre o tema.

Desde 2018, há uma média de duas multas por dia a empresas que contratam imigrantes ilegais no país. Até o próximo ano, em que haverá eleições gerais na região, a promessa é de intensificação no controle imigratório.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.