O âncora de O É da Coisa, Reinaldo Azevedo, analisa a aprovação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. Para o jornalista, o texto é uma vitória importante para o futuro governo Lula, mesmo que o projeto tenha sido aprovado por uma margem pequena de votos.
O âncora da BandNews FM observa que a proposta de emenda à constituição vai permitir ao próximo presidente iniciar o mandato com certa governabilidade. A mudança aprovada abre espaço para o Orçamento do próximo ano e possibilita a manutenção do Auxílio Brasil, que volta a se chamar Bolsa Família, em R$ 600 mensais.
Segundo o jornalista, além de conseguir um respiro econômico, a aposta feita pelo Partido dos Trabalhadores em usar a votação da PEC para desenhar uma base aliada no Congresso, se provou correta.
Reinaldo conclui sua análise dizendo que a vitória de Lula ajuda a tranquilizar o clima político no país, dá recursos financeiros para que se inicie um governo com orçamento responsável e desenha uma futura base de apoio na Câmara dos Deputados.
Por fim, o âncora frisa que diferentemente de oportunidades anteriores, o mercado financeiro “resolveu” não especular contra o futuro governo.