O âncora Reinaldo Azevedo, do 'O É da Coisa' na BandNews FM, analisou durante a manhã desta quarta-feira (6) a eminente vitória do republicano Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos.
Na visão do analista, o ex-presidente - que deverá retomar o controle da Casa Branca - deve ter um segundo mandato com mais facilidade na relação com o Congresso após os republicanos conquistarem a maior parte dos assentos no Senado.
O partido Republicano também está em vias de conquistar o maior número de assentos na Câmara dos Representantes - similar a Câmara dos Deputados, no Brasil. "Vai governar sem nenhuma dificuldade. Uma vitória absolutamente maiúscula", resumiu Reinaldo.
Para o apresentador, é preciso aguardar para entender como Trump vai cumprir promessas de campanha, como a deportação em massa de imigrantes, elevação do protecionismo americano e a postura do republicano em relação à China, Rússia e Oriente Médio.
"Trump fez seu discurso da vitória e foi 'mansinho', até. Considerando a raiva habitual com que ele se manifesta, até que foi tranquilo. Ao menos não prometeu matar ninguém, como fez com os imigrantes. Estava calmo, mas foi explícito: 'Vou cumprir todas as minhas promessas'. O que significa? Deportações em massa, fechar a economia, sobretaxar importações. Isso pode desordenar a economia mundial", analisou.