Reinaldo: Como salvar ou como danar a democracia americana

Colunista repercute o início da votação nos Estados Unidos e o que pode acontecer caso o candidato republicano, Donald Trump, voltar ao comando da Casa Branca

O colunista Reinaldo Azevedo, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta terça-feira (5) os possíveis impactos que uma volta do ex-presidente Donald Trump - e candidato republicano ao retorno à Casa Branca - ao poder poderia custar à democracia americana.

De acordo com o jornalista, as apurações da eleição irá mostrar ao mundo o "tamanho da crise" que a maior economia do mundo terá de enfrentar.

Se Trump perder, a crise tende a ser "aguda e curta". "Pode ser que ele não aceite o resultado, mas ele não está no poder agora, portanto, estimular [um movimento de ataque a democracia] é mais difícil", analisou.

Reinaldo ainda alertou para a atuação dos apoiadores do candidato republicano, que são armados e podem ser considerados uma milícia. "A coisa pode ser muito perigosa", completou.

No entanto, há uma tendência positiva numa eventual terceira derrota de Trump - que perdeu no voto majoritário em 2016 e em 2020: "Se perder, talvez os republicanos entendam que precisam mudar de prosa".

Caso Trump saia vencedor e retome o poder de comandar a Casa Branca, é esperado que a crise seja "longa". "Deportações em massa? Fechamento da economia? Perseguições a adversários? Abandono da ciência e da saúde? Qualquer coisa parece possível. Trump radicaliza as massas, mas ele também é um instrumento de milhões de radicais", pontuou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.