O âncora do programa o “É da Coisa” analisa as articulações do Partido dos para conseguir a aprovação da “PEC do Bolsa Família” na Câmara dos Deputados. Para Reinaldo Azevedo, a principal dificuldade encontrada pelo partido neste momento é o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira.
Segundo o jornalista, Lira estaria dificultando a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição para reivindicar apoio político na tentativa de reeleição para Presidência da Câmara e influência em ministérios, mantendo-se como “vice-rei do Brasil”, nas palavras de Reinaldo.
O âncora do programa o “É da Coisa” entende que as últimas decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, determinando que o pagamento do bolsa família fique fora do teto de gastos e também apontando a inconstitucionalidade do orçamento secreto, foram dois golpes contra os objetivos de Arthur Lira.
Reinaldo conclui a análise afirmando que Lira vê tais decisões do STF como uma “tramoia” contra ele e tenta se portar como um “monarca em plena República”.