O âncora de O É da Coisa avalia como normal as conversas da equipe de transição do novo governo Lula com partidos do Centrão, bloco de partidos fisiológicos e que participaram de todos os governos. O jornalista Reinaldo Azevedo afirma que as conversas com os diferentes são normais, o que não é bom seria entregar o governo a estas legendas.
Para o âncora da BandNews FM, em uma semana como presidente eleito, Lula não cometeu erros na articulação do novo mandato. Mesmo durante a campanha foram bem poucos, complementa o jornalista.
Para Reinaldo Azevedo, partes da imprensa se assemelham com as redes sociais, em que há muita espuma e pouca substância. E nesse ambiente, as decisões assertivas não tem o devido peso. A escolha de Lula em selecionar Geraldo Alckmin como comandante da equipe de transição foi um “golaço”, na opinião de Reinaldo.
Outro acerto do petista, segundo o apresentador, foi iniciar conversas com o “centrão” para negociar recursos que viabilizem os programas como Bolsa Família, Farmácia Popular e fundos para universidades federais.
Por fim, Reinaldo Azevedo afirma que Lula fez bem em aceitar ir até a COP-27, porque o Brasil precisa voltar ao conserto das nações.