Reinaldo: Os fascistas deles e os nossos

Quem odeia o Supremo?

BandnewsFm

O âncora de "O É da Coisa", Reinaldo Azevedo, fala sobre a pressão que bolsonaristas exercem sobre o Supremo Tribunal Federal sobre o pretexto de que, com propostas que limitam a atuação dos ministros, preserva-se a democracia. Para o apresentador, o motivo é o contrário: "esses bolsonaristas estão se mobilizando porque não aceitam que exista um tribunal que possa colocar limite em suas ambições", pontua.

Reinaldo lembra que, logo no segundo mês de governo, Jair Bolsonaro incitou ataques contra o STF, e afirma que, como não conseguiram dar um golpe, tentarão fazer isso "via lei". Essa pressão não é uma particularidade do Brasil. O jornalista diz que, nos Estados Unidos, a coisa também é parecida, principalmente diante do fato de que Donald Trump pode ser eleito. Nesse contexto, Azevedo comenta duas entrevistas concedidas por um general norte-americano em que ele expressa o desejo de que seus comandados fossem tão fiéis como foram os "generais de Hitler". O militar, inclusive, diz que Trump acredita que Hitler "fez coisas boas".

O jornalista avalia que a fala é um aceno para uma catástrofe caso Trump seja eleito e os EUA não tem nada que possam fazer contra esse risco. A diferença é que, no Brasil, os extremistas ficam bravos: "aqui, temos uma legislação que tem conseguido conter os fascistas".

Tópicos relacionados