O âncora de "O É da Coisa", Reinaldo Azevedo, comenta um texto publicado pelo jornal The New York Times, que questiona se o Supremo Tribunal Federal está salvando ou ameaçando a democracia brasileira. Para o apresentador, o título já é um erro, "sinal de que o autor está confuso". Para ele, há um erro lógico no questionamento já que, se o STF salva a democracia, não há como ameaçá-la.
O texto afirma que o Supremo expandiu os próprios poderes para salvar a democracia. "Não expandiu coisa nenhuma", diz Reinaldo. "Isso é coisa de analista mixuruca. O inquérito 4781 é constitucional e ponto", afirma, para dizer que, nem sempre são os neofascistas os responsáveis por ameaçar a democracia: "as vezes os neoliberais, com sua tolice, também colaboram para isso", pontua.
No dia em que essa matéria foi publicada pelo NYT, Donald Trump disse que a invasão do Capitólio, que resultou na morte de 5 pessoas, foi "um ato de amor". O apresentador encerra o comentário com um recado ao jornalista que assina o texto: "aqui, o judiciário impediu que um golpista se candidate à Presidência da República. No seu país, o golpista pode ganhar a eleição. O Brasil, hoje, está mais equipado para defender sua democracia do que os Estados Unidos".