O âncora d'O É da Coisa, Reinaldo Azevedo, avalia que o presidente Lula agiu corretamente ao defender uma moeda comum para Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. O jornalista lembra que os BRICS contemplam 42% da população mundial, 26% do PIB do planeta e 20% do fluxo comercial.
Para Reinaldo Azevedo, há “tamanho” dentro do bloco para a criação desse mecanismo, e os países deveriam defender a proposta, apesar das dificuldades para esse tipo de negociação.
O apresentador também endossou a declaração feita pelo presidente Lula de que os Estados Unidos e a Europa estão investindo na guerra e não na paz, se referindo ao conflito no Leste Europeu.
O âncora da BandNews FM esclarece que o voto contrário do governo brasileiro à Rússia na ONU não impede a busca por uma solução, o que abre caminho para a criação do grupo de países proposto por Lula.
Nesta segunda-feira (17), Sergey Lavrov, chanceler russo, tem reunião no Itamaraty e vai se encontrar com o presidente no período da tarde. Para o jornalista, a visita não faz afronta à Washington e tem caráter diplomático.