O âncora da BandNews FM Reinaldo Azevedo analisa a mais recente pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Datafolha. No comentário da manhã desta sexta-feira (24), o jornalista destaca alguns recortes do levantamento. Entre os nordestinos, que são 27% do eleitorado, Lula tem 58% e Bolsonaro 19%. Nesta região, as outras candidaturas nem existem. Já no Sudeste, o petista tem 43% e o atual presidente 29%. Pelos números, segundo Reinaldo, fica difícil apostar em um terceiro nome.
No parâmetro geral, a pesquisa apresenta Lula (PT) com 47%, 28% para Bolsonaro (PL) e 8% para Ciro Gomes (PDT). André Janones (Avante) tem 2%, Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1%. Enquanto, Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7% e não sabem são 4%. A pesquisa foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, tem margem de erro de 2 pontos percentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
Reinaldo Azevedo aponta que 60% dos eleitores dizem já tem definido e cristalizado o voto, o que pode indicar pouca mudança até outubro, a data da eleição.
Entre aliados do presidente, a atual pesquisa foi comemorada, visto que não houve queda expressiva na intenção de votos do chefe do Executivo, mesmo que más notícias nos últimos dias.
O âncora d’O É da Coisa destaca, no entanto, que o governo já percebeu que é preciso conquistar apoio entre os mais jovens e coloca em campo problemas como um Auxílio Brasil de 600 reais, atualmente as famílias beneficiadas recebem 400 reais mensagens, o vale-caminhoneiro para ajudar com o diesel e a busca desenfreada pelo controle de preços.
Para o jornalista, ainda é cedo pra dizer que Bolsonaro está fora do páreo, mas os números atuais, a cem dias da eleição, são ruins para aquele que procura a reeleição.
Os comentários e análises de Reinaldo Azevedo estão diariamente na programa da BandNews FM, entre 18h e 19h20, no programa O É da Coisa. Pela manhã, o Tio Rei apresenta um comentário no Expresso São Paulo, às 6h45, além de estar presente nas redes sociais da rádio.