Reinaldo Azevedo: Nise errou, sim, ao distinguir vírus de protozoário

Acompanhe a análise do âncora do "O É da Coisa"

BandNews FM

Reinaldo Azevedo classifica o depoimento prestado pela médica como o mais mentiroso da CPI até o momento Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Reinaldo Azevedo classifica o depoimento prestado pela médica como o mais mentiroso da CPI até o momento
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Nesta terça-feira (1º), a CPI da Pandemia ouviu o depoimento da médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi, defensora de remédios ineficazes para o “tratamento precoce” da Covid-19. Ela é acusada de compor um “ministério paralelo” do Governo Federal e de tentar alterar a bula da cloroquina para incluir a medicação como indicada para o combate ao coronavírus. Reinaldo Azevedo, âncora do programa “O É da Coisa”, classifica o depoimento prestado pela médica como o mais mentiroso da CPI até o momento.

Durante a sessão, o senador Otto Alencar (PSD-BA) questionou se a oncologista saberia a diferença entre os protozoários e os vírus. “Os protozoários são organismos celulares, e os vírus são organismos que têm um conteúdo de DNA ou RNA”, afirmou Nise, resposta que não agradou o parlamentar. O âncora da BandNews FM também contesta a explicação dada pela médica: “Ela está citando a semelhança entre ambos, não a diferença”, declara, dando como exemplo a afirmação de que “a diferença entre um pato e um pardal está no fato de o pato ser uma ave que nada, enquanto que o pardal possui uma temperatura constante”, característica apresentada por ambos.

Bolsonaro garante Copa América no Brasil

Após o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, dar um tom de incerteza sobre a realização da Copa América no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro garantiu, também nesta terça-feira, que a competição de fato ocorrerá no país que contabilizou 2.346 mortes por Covid-19 nas últimas 24h, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Reinaldo Azevedo afirma que Bolsonaro parece se esquecer de que há uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a suspensão das tratativas para a realização do evento em estádios nacionais.

Para tanto, foi apresentado um pedido de liminar pelo Partido dos Trabalhadores ao Supremo, e cujo relator é o ministro Ricardo Lewandowski, que poderá acatar ao pedido baseado na garantia constitucional de direito à saúde. Para Reinaldo Azevedo, caso o cenário se confirme, o STF estará agindo dentro de seu campo de atuação. “Espero que o faça em defesa dos brasileiros e do cumprimento da Constituição”, afirma o jornalista.

Acompanhe a análise completa:

O É da Coisa

Você pode acompanhar as análises dos principais assuntos do dia feitas por Reinaldo Azevedo no programa “O É da Coisa”, com Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h20, aqui na BandNews FM.