Como já sabemos, o ministro do STF Edson Fachin suspendeu – tardiamente – todos os processos que diziam respeito a Lula cuja origem se deu na 13° Vara Federal de Curitiba.
Por que será que o ministro descobriu só agora que Sergio Moro não era juiz para as causas de Lula? O motivo é simples: porque a Segunda Turma do Supremo estava prestes a votar a suspeição de Moro (o que de fato teve início nesta terça-feira) e Fachin, ao suspender as ações judiciais contra o ex-presidente, tentou evitar que isso acontecesse.
Que fique claro: a decisão de Fachin torna os processos contra Lula inválidos, mas as provas obtidas na trajetória continuam valendo. ‘Provas’ essas que muitas vezes partiram da ilegalidade. Isso significa que o ministro se tornou um militante da Lava Jato, coisa que alguém com o título que tem não pode ser.
Acompanhe a análise do âncora da BandNews FM, Reinaldo Azevedo:
O É da Coisa
Os principais assuntos do dia são analisados por Reinaldo Azevedo no programa ‘O É da Coisa’, com Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h20, aqui na BandNews FM: