Reinaldo Azevedo: A eleição nos EUA, a democracia e o fascismo

Colunista analisa as possíveis consequências do pleito presidencial nos Estados Unidos; Donald Trump e Kamala Harris disputam a corrida à Casa Branca

O colunista e âncora Reinaldo Azevedo, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (4) os possíveis desdobramentos da eleição presidencial dos Estados Unidos, que tem Donald Trump e Kamala Harris na disputa do comando da Casa Branca.

De acordo com o analista, há uma ala de conservadores norte-americanos que já concordaram que o republicano "é uma ameaça real a democracia como conhecemos".

Reinaldo também fala sobre a mudança do entendimento de um dos maiores estudiosos sobre o fascismo no mundo, Robert Paxton, que pregava cautela ao rotular políticos como 'fascistas', mas que retirou suas abjeções no caso de Trump, "já que o incentivo a violência cívica para reverter o resultado de uma eleição extrapola o limite".

"Claro, há algumas diferenças em relação aos fascismos do século passado. Mas, há uma característica muito evidente, que é essa fermentação da base e que pede a intervenção do líder. Contra a democracia, contra o estrangeiro, xenófobo, violento, avesso a reivindicações dos vulneráveis", analisou Reinaldo.

Tópicos relacionados