Em um evento religioso na cidade de Anápolis/GO nesta quarta-feira (09), o presidente Jair Bolsonaro afirmou aos presentes que as vacinas contra a Covid-19 estariam ainda em “fase experimental”, comparando os imunizantes à hidroxicloroquina, que segundo ele, seria uma proteção mais barata contra o coronavírus. A polêmica afirmação de Bolsonaro é classificada como mentirosa pelo jornalista Reinaldo Azevedo, uma vez que, ao contrário do que disse o chefe do Executivo, existe a comprovação científica da eficácia das vacinas, o que pode ser observado inclusive no Brasil.
Bolsonaro e a insistência na fraude eleitoral
Ainda no culto evangélico, o presidente voltou a afirmar que houve fraude nas eleições de 2018, uma vez que, segundo ele, teria sido vitorioso ainda no primeiro turno. “Eu fui eleito no primeiro turno. Eu tenho provas materiais disso. Mas o sistema, a fraude, que existiu sim, me jogou para o segundo turno”, declarou.
O âncora da BandNews FM novamente vê mentiras no discurso do líder do Planalto: “Atenção, ele está mentindo. Ele não dispõe de prova nenhuma. Tivesse esse país o mínimo de decência, a Procuradoria Geral da República se encarregaria agora de solicitar ao presidente que apresentasse então as suas provas”.
Ex-número dois da Saúde e suas contradições na CPI
Também nesta quarta, a CPI da Pandemia ouviu o coronel Élcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde. Durante o depoimento, o militar afirmou que medicamentos que compõem o chamado “tratamento precoce”, como a cloroquina, jamais foram adotados como tratamento oficial do ministério, uma outra mentira para Reinaldo Azevedo. “Nós sabemos que sim. Os remédios foram distribuídos, tanto para tratar doentes como para a prevenção. Ele próprio fez discursos nesse sentido”, afirma o jornalista. “Estamos na fase em que, flagrados na mentira, esses homens públicos nem mesmo se constrangem”, finaliza.
Acompanhe a coluna completa desta quinta-feira:
O É da Coisa
Você pode acompanhar as análises dos principais assuntos do dia feitas por Reinaldo Azevedo no programa “O É da Coisa”, com Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h20, aqui na BandNews FM.