“O golpismo sofreu três golpes nesta quarta-feira.”. Esta é a análise do âncora da BandNews FM, Reinaldo Azevedo, após decisões distintas instituírem novas derrotas ao governo Bolsonaro.
O principal revés sofrido pelo Planalto se deu após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciar que decidiu rejeitar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, protocolado por Jair Bolsonaro. Segundo o parlamentar, um parecer da Advocacia-Geral da Casa apontou que faltam fundamentos básicos para seguir com o assunto.
Artigo 43 permanece
Já no Supremo, o ministro Edson Fachin determinou o arquivamento de uma outra ação movida pelo chefe do Executivo. Desta vez, era solicitada a anulação do artigo presente no regimento da Corte que autoriza a instauração de inquérito sem aval do Ministério Público. Segundo o ministro, o caso já foi discutido no julgamento que validou o inquérito das fake news (notícias enganosas), e que o tema “já encontrou a devida conformação no âmbito da jurisdição constitucional".
“Forças Armadas devem respeitar a Constituição”
Ainda nesta quarta (25), em evento que celebrava o Dia do Soldado, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que os militares devem ser "inspiradores" de paz, liberdade e democracia. Durante o encontro, que contou com a presença de Bolsonaro, o militar disse ainda que as Forças Armadas devem atuar respeitando a "missão" atribuída pela Constituição, indo na contramão dos frequentes discursos proferidos pelo presidente da República, que já chegou a afirmar que poderia agir de maneira diferente do que rege o texto constitucional.
Acompanhe a análise de Reinaldo Azevedo:
O É da Coisa
Você pode acompanhar as análises dos principais assuntos do dia feitas por Reinaldo Azevedo no programa “O É da Coisa”, com Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h20, aqui na BandNews FM.