O âncora do programa O É da Coisa, Reinaldo Azevedo, classifica como absurdo e ilegal o ofício enviado pelo presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Alexandre Cordeiro, para pedir a abertura de uma investigação contra institutos de pesquisa.
Para Reinaldo Azevedo, não existe nem sequer um indício de irregularidade para que uma apuração fosse aberta.
As investigações contra os institutos de pesquisa fazem parte de uma ofensiva de aliados do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, desencadeada após o primeiro turno das eleições.
Nesta quinta-feira (13), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, decidiu, no entanto, barrar a abertura da investigação.
Na avaliação de Reinaldo Azevedo, o pedido do presidente do Cade revela uma "evidência escancarada de abuso de autoridade".
O jornalista lembra que pesquisas eleitorais são reguladas pela lei eleitoral e o tribunal competente para isso é apenas o TSE.
Por isso, segundo ele, não cabe ao Cade pedir para investigar as pesquisas, mesmo que o presidente do órgão não tenha gostado dos números.