Regiões de São Paulo estão sem energia há quase 90 horas

Restabelecimento completo da luz está previsto para ocorrer ao longo desta terça (7)

Rádio BandNews FM

Regiões de São Paulo estão sem energia há quase 90 horas
Poste de energia elétrica com cabos desconectados, em São Paulo
Rovena Rosa/Agência Brasil

Pelo menos 200 mil endereços continuam às escuras em meio à demora nos reparos pela empresa Enel. A capital paulista e a região metropolitana foram castigadas pelo temporal de sexta-feira com ventos de 100 km/h. A previsão é de que a normalização aconteça nesta terça-feira (7).

No total, 2,1 milhões de locais tiveram problemas com a falta de luz após a chuva e o vendaval no meio do feriado. Nesta segunda-feira (6), 12 escolas municipais de São Paulo não abriram, e, em Cotia, as aulas estão suspensas.

A falta de luz afeta também o abastecimento de água. Segundo a Sabesp, a ausência de energia paralisou instalações e estações elevatórias da empresa. Esse problema afetou o nível dos reservatórios e, consequentemente, o abastecimento de água em diversas regiões.

A Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo vai receber hoje representantes da concessionária Enel. O Ministério Público de São Paulo pode abrir uma investigação sobre a demora para o restabelecimento da energia metropolitana depois do temporal de sexta-feira.

Os promotores pretendem avaliar a qualidade da prestação do serviço que, nas palavras do MP, é "absolutamente essencial". A reunião faz parte de outro procedimento que já tramita no órgão sobre o atraso da empresa no plano de enterramento dos fios na capital paulista.