Apagão atinge bairros do centro de SP e afeta funcionamento da Santa Casa

Segundo lojistas, problema no fornecimento é recorrente e prejudica atividades

BandNews FM

Apagão atinge bairros do centro de SP e afeta funcionamento da Santa Casa
Região da 25 de Março volta a amanhecer sem energia nesta segunda (18)
Rovena Rosa/Agência Brasil

Moradores de pelo menos quatro bairros do centro de São Paulo reclamam de falta de energia na tarde desta segunda-feira: Consolação, Santa Cecília, Vila Buarque e Higienópolis. Segundo relatos, a luz foi interrompida por volta de 10h30 da manhã de hoje.

A Enel confirmou a falha na subestação Higienópolis, mas não informou quantos bairros são afetados e nem quantas casas estão sem energia. A empresa diz que trabalha para identificar a causa e fazer os reparos.

Outro local atingido pelos problemas de energia é a Santa Casa de São Paulo, que está sendo alimentado por geradores em áreas de internação e emergência. Atendimentos ambulatoriais e exames precisarão ser remarcados. A Enel afirma ainda que está mobilizando geradores para abastecer um hospital e outros clientes prioritários da região.

Relatos dão conta de que várias pessoas foram embora mais cedo do trabalho por causa da falta de energia elétrica. + Motoristas também reclamam de semáforos apagados nos bairros.

25 de Março no escuro, de novo

Dezenas de lojas da região da 25 de Março, no centro de São Paulo, voltaram a amanhecer sem energia elétrica nesta segunda-feira (18). Só no último fim de semana, foram, pelo menos, dois apagões na região.

O problema tem sido registrado pelos lojistas há, no mínimo, um ano. Segundo o presidente da União dos Lojistas da 25, Jorge Dib, a Enel não dá explicações satisfatórias sobre o que ocasionou a falta de energia. No começo, a justificativa era a de que com a chuva, e pelo fato da fiação ser enterrada, as galerias alagaram e prejudicaram o abastecimento da região.

Em entrevista à Rádio BandNews FM, Dib contou que muitas lojas seguem sem energia, mesmo nos dias sem chuva, e comerciantes tiveram que alugar geradores para que possam trabalhar. Além do prejuízo nas vendas, produtos e equipamentos foram danificados.

Em nota, a Enel informou que concluiu, na tarde deste domingo (17), os reparos na rede subterrânea que abastece a região da Avenida 25 de Março. Segundo a concessionária, cinco geradores e mais quatro em processo de conexão se mantêm na região para atender casos pontuais de clientes. Equipes da distribuidora seguem atuando no local até que estes casos pontuais sejam concluídos.