A Rainha Elizabeth II celebrou neste sábado (5) o aniversário de 70 anos de reinado. Elizabeth, primogênita do Rei George VI, não tinha expectativa de se tornar rainha até os 10 anos de idade, quando o tio dela, o Princípe Albert, abdicou do trono. Ela foi coroada em 1953, na Abadia de Westminster, aos 25 anos.
Neste fim de semana, Elizabeth comemorou com uma recepção o chamado Jubileu de Platina, que marcou as sete décadas como chefe de Estado, sendo a primeira da história a realizar o feito.
Foram acesos faróis e realizados cortejos nas ruas em homenagem à rainha. As festas, porém, também foram marcadas por uma polêmica.
Neste sábado (5), a monarca publicou uma nota apoiando a futura nomeação de Camilla Parker-Bowles, atual esposa do Princípe Charles, herdeiro do trono, como rainha consorte.
A declaração foi recebida com desagrado pelos súditos que esperavam que Parker-Bowles recebesse o título de princesa consorte, em reconhecimento à Princesa Diana, primeira esposa de Charles.
Em 2005, o casal havia declarado que o título não seria atribuído a Parker-Bowles, que também não é reconhecida como princesa de Gales, crédito usado por Diana.