Queiroga discute com secretários de saúde redução na quarentena da Covid-19

A decisão deve sair ainda nesta segunda (10); estados pedem mudança no período de isolamento

BandNews FM

Qualquer mudança, no entanto, depende de autorização do Ministério da Saúde.
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Ministério da Saúde pode definir ainda nesta segunda-feira (10) sobre a redução ou não do período de isolamento previsto para pacientes que testarem positivo para a Covid-19. Nesta segunda-feira (10), ao chegar ao ministério, o ministro Marcelo Queiroga disse que vai se reunir com secretários de saúde estaduais e municipais para discutir o tema.

A redução do tempo de quarentena de dez para cinco dias para pessoas assintomáticas, e de sete dias para pacientes com sintomas leves de Covid-19, é uma reivindicação de estados e municípios e segue uma diretriz já aplicada nos Estados Unidos.

Por lá, o Centro de Controle de Doenças, o CDC, permitiu a redução do isolamento após novos estudos apontarem que a transmissão é maior nos primeiros dias dos sintomas. No entanto, o uso de máscaras deve ser reforçado entre todo e qualquer paciente que tem diagnóstico positivo para a Covid.

Na semana passada, o Rio de Janeiro determinou a redução do intervalo de quarentena para sete dias. Já o estado do São Paulo, pleiteia a redução do período de isolamento para cinco dias.

Qualquer mudança, no entanto, depende de autorização do Ministério da Saúde.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.