Queda na gasolina faz prévia da inflação de setembro indicar deflação

Indicador tem o segundo mês consecutivo com média de preços no negativo

BandNews FM

Queda na gasolina faz prévia da inflação de setembro indicar deflação Foto: Agência Brasil
Queda na gasolina faz prévia da inflação de setembro indicar deflação
Foto: Agência Brasil

A prévia da inflação de setembro registra queda de 0,37%, segundo o IBGE, no segundo mês seguido com deflação na média geral dos preços monitorados. Em agosto, o índice ficou em -0,73%, a menor taxa em 30 anos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A redução nos preços dos combustíveis continua influenciando no IPCA-15. O grupo de transportes registrou queda de 2,35% nos preços. A gasolina teve a influência negativa mais intensa dentre os mais de 300 itens pesquisados.

Segundo o IBGE, o índice é resultado da redução no preço do produto vendido para as distribuidoras, em 16 de agosto (R$ 0,18 por litro) e em 2 de setembro (R$ 0,25 por litro). Em contrapartida, no setor de transportes, as passagens aéreas voltaram a subir após queda de mais de 12% em agosto.

Nos últimos doze meses, houve desaceleração da taxa, que está abaixo de 8%. No ano, o IPCA-15 tem alta de 4,63%.

O grupo de alimentação e bebidas também apresentou recuo na pesquisa, sendo os principais destaques o óleo de soja, que caiu 6,5%, e o leite longa vida, que decresceu mais de 12%. Apesar da queda registrada em setembro, o preço do leite acumula alta quase 60% no ano.

Já a comunicação registrou diminuição de 2,74%, essa redução é, em grande parte, influenciada pela queda de 10,57% nos pacotes de acesso à internet, 6,58% nos valores dos planos de telefonia fixa, 1,36% na telefonia móvel e de 2,72% nos combos de telefonia, internet e tv por assinatura.