Quase todas as cidades de Minas Gerais estão sob alerta de tempestades. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuvas pode variar de 50 a até mais de 100 milímetros por dia, e os ventos, de 40 até 100 quilômetros por hora.
126 municípios mineiros da Zona da Mata e do sul estão sob alerta vermelho, com grande risco de transbordamento de rios e de deslizamentos de encostas. Na madrugada desta sexta, a queda de um barranco em Caratinga, no Vale do Rio Doce, causou a morte de 3 pessoas da mesma família, sendo pai, filha e esposa.
O boletim do Instituto Mineiro de Gestão das Águas apontou que o fim de semana no estado será de tempo nublado e instável. As máximas variam entre 26 e 18 graus celsius. Em Belo Horizonte, a Defesa Civil emitiu alerta válido até a manhã deste sábado, para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento com até 50 quilômetros por hora.
Atualmente, 430 cidades já decretaram situação de emergência. Ao todo, 55 mil 825 mineiros foram desalojados desde o início do período chuvoso, e 9 mil 137 tiveram de deixar os imóveis por danos na estrutura. 27 pessoas morreram. A última morte foi de uma mulher, de 39 anos, que acabou soterrada na tarde desta quinta-feira, em Frei Gaspar, no norte do Estado, cidade que fica a 30 quilômetros de Teófilo Otoni.