O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 cancela pelo segundo dia consecutivo os treinos dos atletas do triatlo no Rio Sena. Nesta segunda-feira (29), testes realizados na água apontaram que os índices de poluição estão elevados.
A organização espera que com o sol e sem a previsão de chuva, a qualidade da água melhore e um novo teste será realizado na terça-feira (30) para autorizar ou não os testes de reconhecimento.
O repórter Felipe Kieling flagrou lixo acumulado e manchas de óleo no rio nesta manhã. A chuva dos últimos dias carregou lixo das margens para dentro da calha do Sena e prejudicou ainda mais a qualidade da água.
Paris aposta na realização de provas de natação do triatlo e da maratona aquática no Rio Sena para coroar um trabalho de despoluição na principal correnteza da cidade. Mais de R$ 1 bilhão foi gasto nos trabalhos de limpeza da água.
Para garantir a qualidade da água, a prefeita da capital francesa chegou a nadar no local dez dias antes do início das competições na França.
Os organizadores esperam a melhora da qualidade da água e dizem que as provas estão mantidas no Rio Sena. Mas existe um plano alternativo para realizar as provas em outro local caso as análises não apontem melhora nas condições do rio.
A União Internacional do Triatlo publicou uma nota em que afirma estar atento na qualidade da água e que a saúde dos atletas é prioritária. A expectativa é que com a melhora do rio, as provas possam ocorrer na quinta ou na sexta-feira.