Quaest divulga avaliação do governo Lula na Bahia e em Pernambuco

Instituto também avaliou as chances de voto no presidente no pleito eleitoral de 2026

Rádio BandNews FM

Presidente Lula diz que é preciso respeitar o agro
Ricardo Stuckert/PR

A Quaest divulgou nesta quarta-feira (31) os resultados da pesquisa de avaliação do governo do presidente Lula na Bahia e em Pernambuco. O instituto já havia realizado levantamentos semelhantes em abril nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

O último levantamento da Quaest foi feito entre 25 e 28 de julho somando, ao todo, 900 entrevistas presenciais na Bahia e 702 em Pernambuco.

As avaliações contam com respostas de eleitores sobre a aprovação ou desaprovação do mandato de Lula, e se os resultados do governo dele são positivos, negativos ou regulares.

Em Pernambuco, o presidente acumulou uma aprovação de 73% e, na Bahia, atingiu 69%. O instituto contou com uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos na Bahia e 3,7 em Pernambuco.

No quadro nacional, a última pesquisa do instituto, divulgada no dia 10 de julho, mostra um índice de aprovação de 54% contra 43% de reprovação do governo de Lula.

Avaliação do governo Lula em 6 estados:

  • Bahia: 47% consideram a gestão presidencial positiva; 32% regular; 19% negativo. 
  • Goiás: índice positivo atinge 32% positiva; 27% regular; 41% negativo.
  • Minas Gerais: 34% positivo; 30% regular; 35% negativo.
  • Paraná: 30% positivo; 27% regular; 41% negativo.
  • Pernambuco: 52% avaliam como positivo; regular 27%; negativa 20%.
  • São Paulo: 32% positivo; 29% regular; 37% negativo.

(A soma pode ser diferente de 100% devido ao arredondamento de casas decimais)

Além dos índices de aprovação, a Quaest também avaliou as chances de voto no presidente no pleito eleitoral de 2026. Na Bahia e em Pernambuco, a maior parte dos eleitores afirma que Lula é uma opção de voto caso se candidate a uma reeleição. Se ele não disputar, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi o melhor candidato avaliado como possível opção alternativa.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.