Puxado pela indústria e pelos serviços, PIB tem crescimento de 0,9%

Crescimento representa o segundo trimestre de 2023; agropecuária foi o único setor que recuou, com -0,9%

Rádio BandNews FM

Puxado pelo desempenho da indústria e dos serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) apresenta crescimento de 0,9% no 2º trimestre de 2023, oitavo resultado positivo consecutivo em comparação, mas o resultado é o menor do que o registrado no primeiro, de 1,8%. 

Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE, o PIB do país totalizou R$ 2,6 trilhões no trimestre encerrado em junho. O PIB é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos.   

O avanço é de 3,7% no primeiro semestre. A atividade opera 7,4% acima do patamar pré-pandemia, quando a comparação é com o quarto trimestre de 2019, alcançando o ponto mais alto da série, de acordo com os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

A alta na indústria foi de 0,9% e dos serviços de 0,6%. A atividade de serviços corresponde por cerca de 70% da economia do país. A indústria apresenta campo positivo pelo segundo trimestre seguido depois da variação de 0,2% nos últimos três meses do ano passado. 

A agropecuária foi o único setor que recuou no trimestre, com -0,9%. A queda veio depois do avanço de 21% no primeiro trimestre e se deve com base de comparação elevada.