O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pede para que os russos se preparem para mudanças nos próximos dias e afirma que o país está decidido, que todas as decisões já foram tomadas. A declaração foi dada logo após o anúncio de uma invasão no leste da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24).
Putin fez um alerta para que nenhum outro país interfira na ação russa com a região separatista da Ucrânia. “Quem tentar interferir, ou criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, ameaçou o chefe do Kremlin.
O líder russo afirmou que toda a responsabilidade pela guerra e pelas consequências é do regime da Ucrânia e que "todos objetivos serão atingidos".
A comunidade internacional reagiu aos ataques, que foram iniciados quando o Conselho de Segurança da ONU estava reunido para discutir a situação na Ucrânia.
A escalada de tensão aumentou no Leste Europeu quando a Rússia reconheceu a independência de duas regiões rebeldes na área de Donbass. Donestk e Lugansk vivem em guerra há oito anos, desde quando, em 2014, rebeldes da Rússia iniciaram uma ofensiva militar combatida pela Ucrânia. Foram ouvidas explosões nesta região.