BandNews FM

Putin não tem direito de impor condições para fim da guerra, diz Otan

Organização realizou encontro nesta sexta-feira (04) para reforçar envio de tropas para Leste Europeu

Rádio BandNews FM

Otan vai dividir informações de inteligência com a Finlândia e a Suécia Foto: Reuters
Foto: Reuters

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte faz um apelo para que Vladimir Putin encerre imediatamente a invasão à Ucrânia e retire as tropas do país.

Segundo Jens Stoltenberg, o presidente russo não tem o direito de impor condições para finalizar uma guerra que foi escolhida e planejada pelo líder russo.

As declarações ocorreram após reunião entre integrantes da aliança militar do Ocidente realizada em Bruxelas, na Bélgica.

No encontro, os aliados decidiram reforçar o envio de tropas para o Leste Europeu, fazendo todo o necessário para defender os países membros da Otan.

Stoltenberg disse que a aliança militar não faz parte do conflito na Ucrânia e acusou o Kremlin de tentar recriar uma zona de influência russa.

Ele ainda ressaltou que a aliança militar entende que alguns países precisarão de ajuda para impedir possíveis novos avanços russos, caso da Geórgia.

Na reunião, o secretário anunciou que a Otan vai dividir informações de inteligência com a Finlândia e a Suécia. Os dois países ambicionam entrar na aliança militar e foram ameaçados pelo governo da Rússia.

Também foi negado o pedido do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para criação de uma zona de exclusão aérea.