O presidente da Rússia disse, nesta sexta-feira (30), que espera que o presidente chinês, Xi Jinping, faça uma visita de Estado ao país na primavera de 2023. Segundo Vladimir Putin, essa seria uma demonstração pública de solidariedade da China em meio à guerra na Ucrânia.
"Esperamos você, caro senhor presidente, querido amigo, esperamos você na próxima primavera em uma visita de Estado a Moscou", disse o presidente russo no encontro que foi transmitido pela TV estatal.
Putin ainda afirmou que a relação entre os dois países está crescendo e que pretende aprofundar a cooperação militar com os chineses. Já Xi Jinping destacou que o país está pronto para aumentar a cooperação estratégica com a Rússia no que chamou de situação difícil no mundo como um todo.
A relação entre chineses e russos se aprofundou após o início da guerra e das sanções contra Moscou, com aumento das exportações de energia. Hoje, a Rússia é a maior fornecedora de petróleo para a China.
Pequim não condenou a invasão da Ucrânia, mas tem reforçado que defende a paz. Além de não fornecer aos russos nenhum tipo de apoio que poderia provocar sanções ocidentais contra a China.