Putin anuncia transferência de armas nucleares para aliada Belarus

Medida entrará em vigor a partir de 7 de julho

Rádio BandNews FM

A medida entrará em vigor a partir de 7 de julho.
Foto: Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu instalar armas nucleares no território de Belarus, país fronteiriço e aliado de Moscou na guerra contra a Ucrânia.

O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (09) em uma reunião com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko. A medida entrará em vigor a partir de 7 de julho.

“A preparação das instalações relevantes termina em 7 e 8 de julho e iniciaremos imediatamente as atividades relacionadas ao posicionamento de tipos apropriados de armas em seu território”, disse Putin.

Essa será a primeira movimentação internacional de ogivas por Moscou desde a queda da União Soviética.

Em maio, Lukashenko informou que a transferência das armas havia começado.  

O anúncio aumenta ainda mais as tensões na região em meio à guerra na Ucrânia. O governo dos Estados Unidos criticou a ação russa, mas negou a intenção de alterar sua posição sobre armas nucleares estratégicas. A Casa Branca também afirmou que não vê nenhum sinal de que a Rússia esteja se preparando para usar uma arma nuclear.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.