Putin afirma que Gorbachev teve impacto na “evolução da história do mundo”

O ex-líder soviético, que faleceu nesta terça (30), era um crítico do atual presidente russo

BandNews FM

Gorbachev é reconhecido como a figura que terminou a Guerra Fria.
Foto: Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou publicamente nesta quarta-feira (31) sobre a morte de Mikhail Gorbachev, o último líder político da União Soviética. O atual ocupante do Kremlin afirmou que o ex-líder soviético “teve um grande impacto na evolução da história do mundo”.

Em um telegrama enviado aos familiares de Gorbachev, Putin afirmou que o político “guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais”.

Crítico ao governo de Putin, Gorbachev é reconhecido como a figura que terminou a Guerra Fria de forma pacífica. Ele iniciou um processo de abertura econômica e negociação com países do mundo para o encerramento da cortina de ferro, que separava a União Soviética do Ocidente.

Na noite de terça-feira (30), quando anunciada a morte do ex-líder, o porta-voz do Kremlin falou em tom respeitoso e saudoso do ex-líder.

Putin ainda escreveu que Gorbachev “entendeu profundamente que reformas eram necessárias, e que ele se esforçou para oferecer as soluções à problemas urgentes”.

Mikhail Gorbachev era um crítico de Putin e classificou a guerra na Ucrânia como “absurda”. O conflito é defendido pelo atual presidente e o termo guerra não pode ser utilizado.

Líderes da Itália, Alemanha e França escreveram mensagens sobre Gorbachev e sua trajetória. Emmanuel Macron, presidente da França, classificou o ex-líder soviético como “um homem de paz”.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.