PSDB confirma apoio à candidatura de Simone Tebet à presidência

Pelo acordo, o partido vai indicar um candidato à vice, e o nome mais cotado é o do senador Tasso Jereissatti

Rádio BandNews FM

Será a primeira vez que o partido não lança candidatura própria. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Será a primeira vez que o partido não lança candidatura própria.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Pré-candidata ao Palácio do Planalto pelo MDB, a senadora Simone Tebet vai ter o apoio formal do PSDB durante o pleito eleitoral que será realizado em outubro desse ano.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (09) pelo próprio presidente da sigla, Bruno Araújo, depois de uma reunião que durou mais de cinco horas e terminou com a decisão da Executiva Nacional pela aprovação do apoio a senadora.

Foram 39 votos a favor, 6 contrários e mais uma abstenção, entre membros da executiva e das bancadas do Senado e da Câmara dos Deputados, o que indicaria unidade entre os tucanos.

Bruno Araújo defendeu que, agora, o PSDB abriu mão do protagonismo que tem no cenário nacional em nome de uma possível quebra da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

Pelo acordo, o partido vai indicar um candidato à vice, e o nome mais cotado é o do senador Tasso Jereissatti. Mas o presidente do PSDB afirmou que o nome ainda não foi definido.

Apesar do anúncio feito pela Executiva Nacional, alguns nomes do PSDB tentaram convencer a maioria dos tucanos para a formalização de uma candidatura própria. Entre os nomes cogitados, estava justamente o do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, segundo colocado nas prévias vencidas pelo ex-governador de São Paulo, João Doria.

Caso o apoio do PSDB à Simone Tebet seja mantido até as eleições, será a primeira vez, desde a redemocratização, que o partido não vai ter candidato próprio à Presidência da República.