As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, através do Twitter, na noite de quinta-feira (20). Nesta sexta-feira (21), uma portaria no Diário Oficial da União oficializou a data.
O Exame Nacional do Ensino Médio é usado para a seleção de vagas nas universidades federais e para a participação de programas sociais da área da educação.
Os testes serão realizados em dois domingos consecutivos, assim como tem acontecido nos últimos anos.
Na quarta-feira (19), o governo exonerou o diretor de gestão e planejamento do INEP, responsável pela prova. Alexandre Avelino Pereira ainda não teve substituto divulgado e é mais um a sair da estrutura de montagem do Enem.
No ano passado, semanas antes da prova, mais de 30 servidores deixaram os cargos em protesto à falta de transparência do governo na realização da prova.
Nesta semana, o Ministério da Educação divulgou os editais de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
A novidade, neste ano, é que as inscrições dos três processos seletivos serão feitas no mesmo portal. Para concorrer às vagas, é preciso ter feito o Enem.
Em 2021, a prova teve 3.109.762 pessoas inscritas - o menor número desde 2005.