Protocolo para atos que marcam 1º ano depois do 8 de Janeiro é assinado

Documento vai definir planejamento e prioridades de atuação, além de marcar também entrega de equipamentos

Rádio BandNews FM

Protocolo para atos que marcam 1º ano depois do 8 de Janeiro é assinado
Ministério da Justiça e governo do Distrito Federal assinam protocolo
Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o governo do Distrito Federal assinaram um protocolo de segurança para os atos que marcam o primeiro ano depois dos atos do dia 8 de Janeiro. 

O documento vai definir o planejamento e as prioridades de atuação, além de marcar também a entrega de 20 viaturas, armamentos, drones, cartuchos e demais equipamentos para o fortalecimento da segurança pública no Distrito Federal. O investimento é de quase R$ 4 milhões.  

A expectativa é de que o ato reúna cerca de 500 convidados no Salão Negro do Congresso Nacional.

O evento está sendo chamado de Democracia Inabalada, indo em direção da campanha lançada pelo Supremo Tribunal Federal em resposta aos atos.

Um momento simbólico relacionado as obras que foram danificadas nas invasões também está previsto na programação. 

Um deles será entrega da tapeçaria de Burle Marx, na qual vândalos urinaram durante os ataques e que passou por uma restauração ao longo de 2023. 

Ainda será parte da cerimônia a restituição simbólica de um exemplar da Constituição Federal, que foi furtada do STF pelos invasores, e posteriormente recuperada em frente ao prédio.

Além do presidente Lula e de Lira e Pacheco, são esperados ministros de tribunais superiores, governadores, ministros, prefeitos, membros do corpo diplomático, presidentes de estatais, parlamentares, prefeitos e representantes de confederações patronais.