O mercado financeiro melhorou as projeções para a economia brasileira pela sétima semana consecutiva. Na mais recente edição do boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (26), a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto deste ano passou para 2,18%. Na semana passada, os analistas esperavam elevação do PIB – a soma dos bens e serviços produzidos pelo país – de 2,14%.
O levantamento do Banco Central acompanha semanalmente as expectativas de analistas do mercado financeiro para a economia do país.
Os economistas também elevaram a projeção do PIB para o próximo ano, com alta de 1,22% em 2024.
Já o cenário para a inflação apresentou melhora. A alta média dos preços deve ficar em 5,06% no ano, enquanto na semana passada o IPCA previsto era de 5,12%.
O valor segue acima da meta a ser perseguida pelo BC, que é de 3,25%, com intervalo de 1,5 ponto percentual para mais ou para menor.
Para o ano que vem, o Focus prevê inflação de 3,98%.
A melhora do indicador pressiona o Comitê de Política Monetária a reduzir a taxa básica de juros, que está em 13,75% ao ano. A Selic é utilizada para encarecer o crédito e paralisar a inflação. Na semana passada, o Copom não sinalizou uma redução nos juros a partir de agosto.