A produção industrial no Brasil cresce 0,3% em março na comparação com fevereiro, mas continua abaixo do nível pré-pandemia.
De acordo com a pesquisa mensal divulgada nesta terça-feira (03) pelo IBGE, os aumentos registrados em março e em fevereiro (de 0,7%), não compensaram a queda na produção industrial de 2,4% em janeiro. Com isso, o país fechou o trimestre com o setor em queda.
No entanto, segundo a colunista de Economia da BandNews FM Juliana Rosa, os dados são melhores do que os previstos inicialmente. Ela explica que o cenário atual é afetado pela Covid-19 na China e pela guerra entre Ucrânia e Rússia.
Juliana Rosa ainda ressalta que o aumento de juros para combater a inflação pode estagnar a economia. No acumulado do ano, a indústria recuou 4,5%.
A maior influência positiva da indústria no terceiro mês do ano veio de veículos automotores, reboques e carrocerias (6,9%). Doze atividades pesquisadas tiveram queda entre fevereiro e março - como, por exemplo, o setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-8,4%), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,1%) e produtos alimentícios (-1,7%).