Produção de veículos tem queda de 1,9% em 2023

Levantamento da Anfavea mostra dados de venda, fabricação e exportação

Rádio BandNews FM

Produção de veículos tem queda de 1,9% em 2023
Reuters

Um balanço da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) aponta um recuo na produção de veículos no Brasil ao longo do ano passado.

No total, foram mais de 2 milhões de fabricações em 2023, uma queda de 1,9% em relação a 2022. A produção de veículos leves cresceu, mas a de veículos pesados recuou 37,5% devido aos custos mais elevados das novas tecnologias de controle de emissões.

No entanto, dezembro registrou o melhor resultado mensal de vendas em 4 anos, com quase 250 mil veículos vendidos. A associação justificou o alto valor com a promoção de veículos elétricos antes da retomada do imposto de importação. O aumento da tributação de importação de veículos elétricos entrou em vigor na última segunda-feira (01).

Antes disso, o mês com o maior número de vendas de 2023 era julho, com 226 mil unidades, movimento impulsionado pelo governo federal que barateou os preços dos produtos no período.

O principal parceiro comercial de exportação do país em 2023 foi o México, com uma alta de 51%, superando a Argentina pela primeira vez na história. De acordo com a Anfavea, de cada três veículos exportados pelo Brasil, um deles foi para o México.

O presidente da associação, Márcio de Lima Leite, afirmou que já contava com o Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) para que privilegiasse a produção nacional, descartando cada vez mais o número de importações.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.