O Procon-SP aplicou uma multa no valor de R$ 13,3 milhões à Enel, nesta quarta-feira (6), após a interrupção do fornecimento de energia a milhões de consumidores paulistas no mês de outubro.
É a terceira penalização que a concessionária de distribuição de energia elétrica recebe em um ano, com a mesma justificativa de má prestações de serviço. O apagão do último mês durou mais de seis dias e deixou mais de 3,1 milhões de clientes sem energia elétrica.
De acordo com o Procon, a Enel tem até o dia 21 de novembro para pagar ou recorrer na Justiça à primeira autuação, ocorrida em novembro de 2023. Essa infração, carrega uma multa de R$ 12,7 milhões. À época, mais de 2,1 milhões de imóveis ficaram quase seis dias completos sem energia elétrica.
O prazo para o recurso para a segunda infração, de março de 2024, calculada no mesmo valor, ainda está vigente. Naquele mês, os bairros de Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque, foram atingidos por apagões.
Segundo informações da Fecomercio, o setor que mais foi prejudicado com a falta de energia no mês de outubro foi o de serviços, com uma perda de receita estimada em R$ 1,23 bilhão.