Procon fiscaliza preço dos combustíveis em postos de gasolina

Órgão inspeciona se diminuição divulgada pela Petrobras foi repassada ao consumidor

BandNews FM

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça inicia nesta quarta-feira (24) um mutirão para fiscalizar os preços dos combustíveis. A iniciativa, que conta com a participação de Procons estaduais e municipais, foi anunciada depois da redução do valor da gasolina e do diesel nas refinarias.

No dia 17 de maio, a estatal divulgou que a gasolina teria redução de R$ 0,40 no litro. Mas motoristas relatam que os valores reduzidos não chegaram nas bombas.

A vistoria acontece em algumas cidades desde o início da semana. Entre segunda (22) e terça (23), foram fiscalizados 300 postos no Rio de Janeiro. O Procon informou que 14 não repassaram o desconto aos consumidores.

O preço dos combustíveis nas bombas pode ser determinado por cada empresa, já que é uma questão de livre mercado. Mas a expectativa é que a diminuição no custo impacte diretamente o consumidor final.

A Senacon ressalta, entretanto, que vai fiscalizar também as distribuidoras, já que muitos donos de postos alegam que o repasse não é feito das intermediárias paras as empresas.

Na terça-feira (23), o Procon abriu um canal de denúncia para os consumidores relatarem casos de preços abusivos. Em menos de 24 horas foram contabilizadas 1060 queixas. O estado com mais reclamações foi Minas Gerais, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.