Resposta da Itapemirim Transportes Aéreos sobre o que causou a paralisação dos serviços foi “insatisfatória”, segundo Procon-SP. Para o órgão, a gravidade da situação exigia uma resposta imediata aos consumidores, o que não aconteceu.
Nesta quarta (22), a ITA explicou que a suspensão de atividades foi causada pela interrupção das operações de uma empresa terceirizada que prestava serviços técnicos operacionais de atendimento de rampa nas aeronaves, atendimento a passageiros e serviços de operação de carga.
O Procon afirma que irá aplicar multa à empresa, mas não informou o valor. Além da multa, a defesa afirma que “estão sendo analisadas providências no âmbito criminal”.
A Secretaria Nacional do Consumidor e o Procon-SP notificaram ITA com um prazo de 24h para a empresa responder sobre o cancelamento em massa de voos na última terça (21).
A autarquia informou que estuda outras medidas contra a empresa e que investiga o suposto uso de R$ 70 milhões devidos a credores para a abertura da companhia aérea.
A Ita anunciou a suspensão das atividades na sexta-feira passada (17), alegando uma reestruturação interna. O cancelamento dos voos afetou mais de 130 mil passageiros foram afetados.
A empresa pediu aos passageiros que entrassem em contato, para resolver a situação. Mas, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, afirmou que o reembolso deveria ser imediato e automático.
Dias após o acontecido, os passageiros começaram a ser reacomodados em voos de outras companhias aéreas ou em viagens de ônibus da Viação Itapemirim.
O Procon-RJ investiga possíveis violações ao direito do consumidor.