Processo que poderia cassar mandato de Zambelli é arquivado

Zambelli era acusada de quebra de decoro depois de xingar o deputado Duarte Júnior

Rádio BandNews FM

Processo que poderia cassar mandato de Zambelli é arquivado
Processo que poderia cassar mandato de Zambelli é arquivado
Lula Marques/ EBC

O processo que poderia levar à perda do mandato da deputada Carla Zambelli foi arquivado nesta quarta-feira (9) pelo Conselho de Ética da Câmara. Foram 15 votos pelo arquivamento e nove pela perda do mandato.

Ela xingou o deputado Duarte Júnior em uma reunião da Comissão de Segurança Pública para ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino, e foi acusada de quebra de decoro.

A decisão foi tomada depois de uma reviravolta com o relator do caso, João Leão, com uma mudança no voto, alterando as orientações na última hora. Na semana passada, ele tinha dado parecer sobre a continuidade, porém a votação não seguiu por um pedido de vista.

"A repercussão deste caso foi muito grande”, afirmou Leão. “Os ânimos caíram, se arrefeceram, então, em função disso tudo, vamos dar uma oportunidade à Casa, a deputada Carla Zambelli e a todos aqueles que estão com problemas de nós pegarmos isso aqui e vamos resolver isso republicanamente. Então, eu voto pela inadmissibilidade [do processo]”, continuou.

A deputada pediu desculpas pelo xingamento na sessão.

O pedido da perda do mandato era feito pelo PSB, afirmando que Zambelli "possui comportamentos recorrentes que escapam o campo democrático e atingem os lugares mais baixos da 'não política'".