O primeiro avião da Força Aérea Brasileira, responsável por trazer os brasileiros de Israel, pousou na base aérea de Brasília na manhã desta quarta-feira (11).
Pouco antes da saída de Tel-Aviv, os brasileiros que deixaram o país enfrentaram um panorama de tensão até o último momento.
Mais de 2,3 mil brasileiros que estão em Israel já se inscreveram no processo de repatriação ao Brasil.
Em entrevista à Rádio BandNews FM, o passageiro Rogério Barbosa Silva contou que houve um alerta para o lançamento de foguetes do Hamas enquanto eles estavam em movimentação.
A jornalista Darleide Alves expressou o sentimento de todos os brasileiros a bordo da aeronave após o pouso: “Gratidão por estarmos de volta, mas ainda que com o coração apertado por aqueles que não conseguiram voltar”.
A jornalista já esteve em outras oportunidades em Israel e se preparava para gravar uma série documental no país. Uma das locações escolhidas por ela foi na cidade de Ashkelon, uma das mais destruídas pelos ataques. “Essa é a minha quarta vez em Jerusalém e nunca tinha visto nada parecido”, contou.
O pastor Egon Laufer, por sua vez, teve que fazer uma travessia bastante arriscada. Ele estava no Egito e passou pela Faixa de Gaza para alcançar a rota rumo a Tel-Aviv.
O Ministério da Defesa de Israel confirmou brasileiros entre os reféns do grupo palestino Hamas na manhã desta quarta-feira (11).