O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médico terá cinco horas e meia de duração para os estudantes responderem 90 questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e escreverem a redação. São 3,9 milhões de inscritos, segundo o Inep, órgão do Ministério da Educação que organiza o Enem.
Os testes continuam no próximo domingo (12), com as questões de Matemática e Ciências da Natureza, que engloba Biologia, Química e Física.
Mais de 1700 municípios têm locais de provas. Os portões abrem ao meio-dia e a entrada é permitida até 13h. Atrasados são eliminados.
Equipamentos eletrônicos não são permitidos no momento do exame, que começa a ser aplicado pontualmente às 13h30. Celulares e relógios devem ser guardados em um envelope guarda-objetos entregue pela organização. Caso os aparelhos emitam som no momento da prova, os alunos são desclassificados.
Os inscritos também não podem usar calculadoras, bonés e óculos escuros na hora dos testes. Lápis, borracha e réguas não são permitidos. O aluno deve portar apenas caneta preta de material transparente.
Lanches e água, desde que em recipientes transparentes estão liberados.
Neste ano, prefeituras de diferentes cidades decretaram a gratuidade no transporte coletivo para facilitar o deslocamento dos estudantes.
Em São Paulo, ônibus urbanos, trens, metros e linhas da EMTU terão catraca liberada entre 9h e 21h, sem a necessidade de comprovação de que os usuários farão as provas.
Ciclofaixas de lazer e o programa de ruas fechadas para o lazer também estão fechados suspensas na capital paulista.
Alunos que tenham sido alocados em locais de prova distante do endereço residencial informado no momento da inscrição poderão pedir a aplicação das provas em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro. O edital considera a distância máxima de 30 quilômetros entre a casa do candidato e o local de prova.
Segundo os organizadores, são cerca de 50 mil pessoas nessa situação. Aqueles que erraram o preenchimento do endereço no momento da inscrição não estão contemplados na nova data.
Os prejudicados devem fazer a solicitação da nova data através do site do Inep, a partir do dia 13 de novembro. O candidato terá de acessar a página do Enem para realizar o pedido.
Os alunos têm acesso ao endereço dos locais de prova através do cartão de confirmação do candidato, disponível na página do candidato no site do Enem. Embora a impressão não seja obrigatória, é recomendado que o estudante leve o cartão de confirmação.
Para entrar no local da prova será preciso apresentar RG ou outro documento oficial com foto.