A primavera começa nesta quinta-feira (22), às 22h04, com chuva no Sudeste. O primeiro fim de semana da nova estação promete ser de temperaturas mais amenas nos estados do Centro-Sul do país. Há ainda previsão de geada nos três estados do Sul.
Na sexta-feira (23), os termômetros podem registrar temperaturas negativas em São Joaquim e cidades das serras catarinense e gaúcha, segundo o Climatempo.
A primavera é considerada uma estação de transição, com temperaturas que entram em elevação com a proximidade do verão, mas ainda com características do inverno, como temperaturas mais baixas e períodos de maior secura.
Pela terceira vez consecutiva, o período das flores terá influência do La Niña. O resfriamento das águas do Pacífico provoca precipitação um pouco acima da média no Nordeste e temperaturas mais altas no Sul, com possibilidade maior de estiagem.
Há preocupação com a semeadura da produção de verão, a principal safra no campo. Os estados dos Centro-Oeste são grande produtores de grãos.
Até dezembro, quando o verão chega de fato, frente-frias avançam pelo Sul, mas não conseguem adentrar no território e devem provocar chuva e baixar as temperaturas no litoral do Sudeste e no leste de São Paulo.
Com a proximidade do verão, os temporais no fim de tarde, principalmente no Sudeste, ficam mais comuns.
A estação mais quente do ano começa no dia 21 de dezembro, às 18h48.