O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas para a ocorrência de chuvas com potencial para provocar estragos em seis estados do Nordeste entre domingo (29) e segunda (30). A situação mais preocupante está no litoral entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, onde os acumulados de chuva podem chegar aos 100 milímetros em 24 horas e os ventos podem ultrapassar os 100 km/h.
O alerta de perigo segue ativo até 10h desta segunda-feira (30).
O solo encharcado em Pernambuco por conta da chuva dos últimos dias é uma preocupação a mais. Embora as precipitações diminuam, ainda há riscos de deslizamentos de terra. O Distúrbio Ondulatório de Leste, sistema que provocou os temporais dos últimos dias, está desfeito e reduz a chegada de umidade ao litoral nordestino nos próximos dias.
Alerta de chuvas intensas com até 50 milímetros em um dia na região amazônica. Há riscos de temporais do Amazonas ao Amapá, passando por Para e Roraima.
No Sul do país, a aproximação de uma frente fria e a combinação de ventos favorece a formação de áreas de instabilidade, segundo a Climatempo. Pode chover do Norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. A região segue em alerta para grandes volumes de chuva até quinta-feira (2), pelo menos.
Como atrás da frente fria vem o ar gelado, há risco de geada na região da fronteira gaúcha com o Uruguai. O Inmet, no entanto, aponta baixa probabilidade de perdas na lavoura.