BandNews FM

Prévia do PIB cresce 2,9% em 2022

IBGE divulga no início de março o Produto Interno Bruto, soma de todas os produtos e serviços do país

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central estima que a economia brasileira cresceu 2,9% em 2022 na comparação com o ano anterior. Nesta quinta-feira (16), o BC divulgou o Índice de Atividade Econômica, considerado a prévia do PIB. O Produto Interno Bruto do ano passado deve ser confirmado pelo IBGE em março.

Apesar da alta, o ritmo de crescimento apresentou desaceleração no fim do ano e não deve se sustentar neste ano, seguindo os analistas ouvidos pela instituição.

A desaceleração acontece em meio a um cenário de alta da taxa básica de juros, a Selic, para conter as pressões inflacionárias. Além disso, a Selic subiu de 9,25% para 13,75% ao ano em 2022, o que tem causado preocupação em Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito críticas contra a política monetária conduzida pelo Banco Central. O presidente já pediu para que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, reduzisse a taxa Selic.

Lula indicou também que pode manobrar para mudar as metas de inflação dos próximos anos, possibilitando, em tese, uma redução mais rápida dos juros nos próximos meses.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.