A prévia da inflação sobe 1,73% em abril, alta de 0,78 ponto porcentual em relação a março. O índice é a maior variação mensal desde fevereiro de 2003. O número foi divulgado na manhã desta quarta-feira (27) pelo IBGE.
O IPCA-15 acumula alta de 4,31% no ano. Em 12 meses, a inflação atingiu 12,03%. A variação no quarto mês do ano é a maior desde 1995.
Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados registraram aumento. A maior variação e o maior impacto vieram dos Transportes. Alimentação e Bebidas aparecem na sequência. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 70% do IPCA-15 em abril.
O resultado dos Transportes foi influenciado, principalmente, pelo aumento no preço dos combustíveis. Outros destaques foram as passagens aéreas, que haviam recuado em março, e o seguro voluntário de veículo, cujos preços subiram pelo oitavo mês consecutivo.
Há ainda impacto da alta nos táxis decorre dos reajustes em São Paulo e Fortaleza, do reajuste no preço da passagem de metrô no Rio, e do aumento nos valores das tarifas dos ônibus urbanos em Curitiba, Belém e Recife.
Entre os alimentos, as maiores altas são do tomate e do leite longa vida. Também foi registrado aumento expressivo nos preços da cenoura, óleo de soja, batata-inglesa e pão francês.