O Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo 15, conhecido como a prévia da inflação, subiu 0,51% em maio, o menor crescimento em seis meses. O IPCA-15 divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (25) acumula alta de 4,07% em 12 meses. No mês passado, o indicador subiu 0,57%.
No quinto mês do ano, os itens de saúde e cuidados pessoas, além de alimentação e bebida, tiveram os maiores impactos.
No ano, o índice acumula alta de 3,12%. Em maio do ano passado, a taxa ficou em 0,59%.
A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, afirma que os dados são melhores que o esperado pelos analistas. A expectativa do mercado financeiro era de um crescimento médio de 0,65% nos preços em maio.
Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês. Saúde e cuidados pessoais, além de alimentação e bebidas foram os grupos com maior impacto no índice do mês, com 0,20 ponto porcentual cada.
De acordo com a pesquisa, a aceleração do setor de alimentação e bebidas ocorre após a alta nos preços do tomate, da batata-inglesa do leite longa vida e do queijo.
No lado das quedas, os destaques ficaram por conta do óleo de soja e as frutas.
A jornalista de economia destaca também que os alimentos aceleraram, por serem voláteis. A expectativa é de que ao longo do ano esses índices caiam, principalmente com a confirmação de uma safra agrícola recorde no ano.